venerdì 15 maggio 2009

Pequenas diferenças culturais

Em 6 de abril deste ano, a Itália sofreu um terremoto que causou a destruição da cidade de L'aquila. Foram mais de 200 mortos e 70.000 desabrigados. A Cruz Vermelha italiana imediatamente entrou em ação. Dezenas de bombeiros de diversas regiões foram para o local prestar socorro e ajudar a reconstruir as perdas. Porém, as maiores perdas são de origem psicológicas, pois as perdas materiais, o governo italiano está trabalhando para restituí-las. 

O primeiro ministro Berlusconi esteve no local e foi solidário com as famílias (foto). É uma manobra política? Talvez seja! Mas ele estava lá. Além disso, liberou imediatamente 30 milhões de Euro para socorrer as vítimas. 

Acampamentos foram montados com aquecedores e comida para todos. As crianças receberam atenção especial. As escolas foram reerguidas em barracas e as carteiras escolares (quando possível) foram resgatadas para que as crianças se sentissem como se nada tivesse acontecido. Um palco foi montado para entretenimentos dos desabrigados. Diversos italianos foram para a região trabalhar de alguma forma. Medidas estão sendo tomadas para que se houver outro terremoto, os estragos sejam menores possíveis. 

Ontem, Berlusconi anunciou que dos 70.000 desabrigados, 13 mil poderão receberão uma casa nova até o próximo mês de novembro. 

No Brasil, a imprensa deu ênfase para alguns comentários que Berlusconi fez durante a sua visita, desqualificando o esforço do primeiro ministro. Os jornais brasileiros são de esquerda e consideram Berlusconi (assim como os petistas), um facista.

Lula ofereceu ajuda à Berlusconi, que obviamente recusou.

Lendo o blog do Frodo Brasileiro, eu soube da trágedia com as enchentes no Brasil. Lula fez um passeio de helicóptero que durou 15 minutos, mas as famílias continam desabrigadas. Nenhum ação foi tomada pelo governo para levar às vítimas qualquer tipo de conforto. Lula, que ofereceu ajuda para as vítimas do terremoto da Itália, não ofereceu ajuda às vítimas da enchente no Brasil. Lula sabe que os brasileiros vão dar um jeitinho. 

Berlusconi não se gaba da situação econômica que está a Itália. Lula vomita todos os dias os números da economia. Lula quer emprestar dinheiro ao FMI. 

No Brasil são mais de 350.000 desabrigadas. A primeira dama brasileira (aquela inútil), não fez um pronunciamento sequer, e nem tão pouco mobilizou-se para ajudar as famílias. As ONG daquela região que recebem verdadeiras fortunas do governo Lula, desapareceram. São raras as que estão fazendo alguma coisa. A maioria está preocupada com a liberação dos arquivos da ditadura, período em que pouco mais de 500 pessoas foram exterminadas. Parece que isso é mais importante.

As crianças brasileiras que ficaram sem escola, continuarão sem elas. Na verdade, não faz diferença, exceto pela merenda que elas recebiam, aliás, o verdadeiro e único motivo para elas ainda irem à escola.

Aquela tal "cidadania brasileira" pode ser vista agora. O cidadão não recebe nenhum tipo de ajuda. Seus bens não serão indenizados. O dinheiro enviado para a região, será distribuído politicamente e se tornará em votos para a Dilma. Aquilo que era um direito do cidadão (receber assistência), passa a ser um favor de Lula para o seu povo. Não sabem os cidadãos que o dinheiro que eles têm direito e que não terão acesso, pertence a eles mesmos.

Itália está longe de ser mais rica que o Brasil. O segredo da Itália é simples. O dinheiro público é para resolver problemas dos italianos e não para financiar a corrupção. Berlusconi é dono de uma rede de tv importante. O filho de Lula está quase lá. A diferença é que Berlusconi financiou a sua própria tv com dinheiro da família. O filho de Lula (o Ronaldinho) está sendo financiado com dinheiro público. O mesmo dinheiro que não chegará às vítimas da enchente, mas que transformará em breve, o seu filho, em um empresário da tv.

São pequenas diferenças culturais, e que na verdade não são diferenças. O brasileiro não sabe o que é cidadania e sendo assim, acha que o governo está certo. Não tem diferença. Esta é a cultura brasileira e basta. Uma voltinha de helicóptero é o suficiente. Na Itália, se o governo não fizer nada, ele cai. No Brasil, se o governo não faz nada, não faz diferença. Ele nunca está presente. Ele não faz falta. Ninguém perde o que não tem. 

Os jornais brasileiros continuam achando que as declarações de Berlusconi durante sua visita às vítimas do terremoto foram desconfortáveis. Os mesmos jornais, não acharam nenhum desconforto no silêncio e invalidez da primeira dama, e nem na ausência de ações do presidente. 

O importante é que agora poderemos ler que 500 pessoas foram torturadas injustamente porque explodiram quartéis, assaltaram bancos, justiçaram companheiros e estupraram mocinhas. Só por isso. É isso que importa ao governo Lula. 

Nenhuma medida foi anunciada para minimizar os danos nas próximas enchentes. 
A enchente seca sozinha.

E Lula ainda acha que Berlusconi precisa de ajuda. 


0 commenti:

Paulinho - 10 anos

Paulinho - 10 anos

A verdade acima de tudo

"Jornalismo é publicar o que alguém não quer que seja publicado. Todo o resto é publicidade"

George Orwell

Assista aos vídeos

Documentário H.O.T. - Human Organ Traffic


Depoimentos na CPI do tráfico de órgãos comprovam: Ministério Público Federal protege traficante de órgãos.

 

Reportagem da Band TV sobre CPI do tráfico de órgãos: Médicos renomados vendem órgãos a 50 mil dólares.

 

Exumação de Paulinho: Delegado Federal que apurou o caso sorri.

 

Assessora de imprensa do Ministério da Saúde (José Serra), se nega a desmentir falsas informações distribuídas pelos transplantistas.

 

Reportagem do Fantástico revela crimes nos transplantes. Rede Globo aceita silenciar para que médicos renomados não fossem punidos.

 

Agricultor denuncia: O médico que matou Paulinho exigia doações para fazer transplantes, e fazia internações falsas fraudando o SUS.

 

... e confirma durante a CPI. Mas nada mudou depois da CPI porque o Procurador Geral da República se nega a dar andamento nas investigações.

 

O homicídio não foi o bastante. O hospital praticou estelionato e extorsão cobrando materiais e procedimentos que nunca foram utilizados.

 

CASO TAUBATÉ

 

Promotor revela: Transplantistas usavam médium para convencer família a doarem os órgãos de pacientes vivos.

 

Enfermeira que participava de transplantes conta como médicos matavam seus pacientes para a retirada de rins.

EM OUTROS PAÍSES

A couple claims a hospital killed their 18-year-old son to harvest his internal organs. Maggie Rodriguez reports.
Watch CBS Videos Online

Assista o documentario HOT

Veja todas os posts e as informaçoes sobre o documentario realizado em Roma, que aborda o assunto trafico de orgaos e que a imprensa brasileira nao quer divulgar. O documentário produzido pela Lupin films (Italia) tem a minha participação e ganhou o festival internacional de cinema em Roma Clique aqui.

About Me

Paulo Pavesi
Gerente de Sistemas, há 10 anos luta contra a Máfia do Tráfico de Órgãos de Minas Gerais. Agora sob proteção internacional do Governo Italiano através de asilo humanitário concedido em 17 de Setembro de 2008
Visualizza il mio profilo completo

Lettori fissi

Blog Archive

Blogs que fazem a diferença