mercoledì 22 aprile 2009

Transplante x Religião



Quando surgiram os transplantes de órgãos de supostos cadáveres, em 1967 na Africa do Sul, o mundo se viu diante de algo terrível e que precisaria ser - num primeiro momento - condenado. E de fato foi. Condenado porque nunca houve, em nenhum momento da história dos transplantes, a certeza de que o corpo doador de fato era um cadáver. Depois deste invento (transplantes), o conceito de morte já foi modificado pelo menos 3 vezes para que todos pudessem ser convencidos de que eles - os transplantistas - estavam certos.

A primeira resistência veio através da religião. Os transplantes foram condenados. Partes da Bíblia foram citadas para demonstrar que os transplantes não eram aceitos. Mas isso não durou muito tempo.

A igreja católica, que não aceita o sexo sem casamento, o preservativo como método anticoncepcional, o aborto e a eutanásia, aprova os transplantes. Este apoio tem custado caro. Recentemente o Papa lançou um alerta:
"Os abusos no transplante e tráfico de órgãos, que geralmente vitimizam pessoas inocentes como as crianças... devem ser condenados decididamente como abominações", disse o Papa. Mas o apoio continua.
Afinal, qual o argumento faz com que a igreja apoie os transplantes e condene eutanásia, aborto, preservativo e tantos outros assuntos?

Nunca saberemos a resposta, mas podemos ter a certeza que é algo bastante poderoso. Um lobby de peso. Mas e as outras religiões? O que pensam sobre o assunto?

Assista o vídeo abaixo para saber o que pensa a religião espírita.



Entenderam? Chico Xavier em um determinado momento da história do espiritismo no Brasil, psicografou uma mensagem do seu "guia", Bezerra de Menezes, condenando os transplantes. Em 1972, os "guias" mudaram de idéia. Os transplantes salvam vidas! A nova ordem veio do além. André Luis, Emmanuel e outros benfeitores, segundo Chico Xavier, disseram que os transplantes merecem nossas considerações e devem prosseguir.

O que mudou? Qual o poderoso argumento conseguiu convencer "guias espíritas" a mudarem de idéia?

Nunca saberemos, mas este poder é mesmo forte. Não foram só os guias espirituais de Chico Xavier que mudaram de idéia.

Assista o vídeo abaixo para saber o que testemunhas de jeová pensam sobre os transplantes.



Entenderam? O personagem do vídeo (favorável aos transplantes evidentemente), demonstra através do "sentinela" que os transplantes não eram aceitos pelas testemunhas de Jeová, cuja doutrina, até hoje, não permite a transfusão de sangue. Segundo o vídeo, os transplantes eram considerados "canibalismo" pela religião. No entanto, em 1980, a "luz" brilhou e Jeová se comunicou através da "sentinela" liberando os religiosos a transplantarem. Lembra o personagem do vídeo, que 17 testemunhas de Jeová morreram por esta "asneira".

Hoje, as testemunhas de Jeová podem receber um transplante, mas irão para o inferno se receberem qualquer gota de sangue.

Afinal, quais são estes argumentos que mudam a opinião de religiões com direito a mensagens vindas do além, com tamanha facilidade.

Uma certeza eu tenho. Os "argumento$" utilizados para convencer religiões inteiras a aceitaram os transplantes, devem ser os mesmos utilizados para fazer com que autoridades não queiram investigar o assunto, devem ser os mesmos que fazem com que tribunais brasileiros não consigam julgar médicos transplantistas pela prática de homicídio, devem ser os mesmos utilizados para que a imprensa não divulgue assassinatos de doadores e devem ser os mesmos que me obrigou a deixar o país para não ser assassinado.

Doar órgãos é um ato de amor que é aceito pela grande maioria das religiões e também por toda a rede hospitalar que trabalha com Visa ou MasterCard.

4 commenti:

Magno Machado ha detto...

Porque a igreja católica apoia transplantes e rejeita aborto, eutanasia, preservativo, etc?
Isso não é nenhum mistério... Transplantes salvam vidas ao reaproveitar órgãos que de outra forma iriam apodrecer, logo, o transplante deve ser apoiado e estimulado.
Aborto e eutanasia, por outro lado, são assassinatos e seria uma grande incoerencia algum cristão defender tais praticas (exceto no caso do aborto quando a vida da mãe esteja em risco ao prosseguir com a gravidez).
A questão do preservativo deriva da visão da igreja a respeito do sexo. Se sexo (na visão da ICAR) deve ser praticado apenas para fins reprodutivos, então apoiar o uso da camisinha seria uma incoerencia. Se quer criticar algo, critique a visão do sexo como meio apenas de reprodução.

Sobre o caso do Chico Xavier, eu tentei encontrar a comunicação do Dr. Bezerra de Menezes citada no vídeo, mas não encontrei, mas *imagino* que ele apenas tenha recomendado que o tema fosse melhor desenvolvido antes de ser posto em prática. Ademais, é bom salientar que nenhum de nós, nem o Chico, nem os espíritos que por meio dele se comunicavam, estamos livres de cometer equivocos. Dito isto, me pergunto qual o problema se eventualmente um espírito manifesta uma opinião hoje, e daqui a algum tempo manifesta opinião diferente? O único ser livre de erros é o Criador.

Paulo Pavesi ha detto...

"Porque a igreja católica apoia transplantes e rejeita aborto, eutanasia, preservativo, etc? Isso não é nenhum mistério..."

Para mim nao tem nenhum misterio.

Esta evidente que ao longo dos anos, a grande maquina dos transplantes que gera alguns milhoes de dolares por ano conseguiu "convencer" as religioes a se adaptarem a ideia de colocar uma parte de um corpo em outro, e alegar que tal feito é um dom de "deus".

Por que a igreja nao apoia entao o desenvolvimento de pesquisas com celulas tronco, que poderia substituir os transplantes?

Percebo tambem sua tentativa de desviar o assunto para a questao do sexo, que nada tem a ver com o assunto deste post e portanto nao cabe aqui. Procriaçao, camisinha e outros assuntos devem ser discutidos em outro forum.

Dizer que um orgao deve ser transplantado porque vai apodrecer é um argumento muito pobre. O orgao apodrecera se o doador deixar de receber os tratamentos adequados para salva-lo em beneficio de outros, que é o que esta acontecendo atualmente.

Ao mesmo tempo, é equivocado falar que a igreja "apoia" os transplantes. Basta ver que o Papa lançou um apelo ha poucos meses atras que pode ser lido aqui:

http://ppavesi.blogspot.com/2008/11/papa-critica-trfico-de-rgos-e-faz.html

O Vaticano esta preocupado com casos como o do Paulinho, onde os orgaos sao retirados sem que haja a comprovaçao da morte. E sao muitos os casos que estao surgindo atualmente.

Outro detalhe importante. Transplantes nao salvam vidas. Apenas as prolongam por um prazo medio de 7 anos.

Sobre sua afirmaçao de que "espiritos" tambem erram, eu nem vou comentar. Nao vale a pena.

E bastante obvio que o sistema de transplantes, ao longo dos anos, tem convencido ($abe-$e la como) as comunidades religiosas de que isso (transplantes) é um bem para a humanidade, e nao é.

Testemunhas de Jeova nao aceitam sangue de outra pessoa e nao aceitavam orgaos. De repente vem uma determinaçao "do alem" dizendo que os orgaos podem ser aceitos? Nao é um pouco incoerente?

Em 18 de novembro de 1978, o reverendo Jim Jones levou 909 ao suicidio coletivo dizendo ser uma determinaçao "divina". E o que voce diria a estes 909 hoje, se pudesse? Que os espiritos estavam equivocados?

Marilene Oliveira ha detto...

Paulo,

Força amigo e continue seu trabalho, aqueles que o criticam, não sabem o que dizem. Já conheci outras famílias, que já perderam filhos na mesma situação sua, o problema é que este tema não e divulgado, o que acaba provocando limitações intelectuais de idéias.

Abs,
Mari

Anonymous ha detto...

"Não tinha ideia de como este assunto é grande importância, mas infelizmente as autoridades só dão credibilidade quando algo de mais grave acontece...
Peço a Deus que ele dê forças a pessoas como vc, que querem verdadeiramente ajudar a combater esses crimes, depois dessas materias, tenho minhas dúvidas se aceito ou não a doação de orgãos, pois talvez esteja alimentando uma pratica homicida"

Um abraço e obrigado pela oportunidade...

Eduardo Silva
Estudante de Gestão de Pessoas

Paulinho - 10 anos

Paulinho - 10 anos

A verdade acima de tudo

"Jornalismo é publicar o que alguém não quer que seja publicado. Todo o resto é publicidade"

George Orwell

Assista aos vídeos

Documentário H.O.T. - Human Organ Traffic


Depoimentos na CPI do tráfico de órgãos comprovam: Ministério Público Federal protege traficante de órgãos.

 

Reportagem da Band TV sobre CPI do tráfico de órgãos: Médicos renomados vendem órgãos a 50 mil dólares.

 

Exumação de Paulinho: Delegado Federal que apurou o caso sorri.

 

Assessora de imprensa do Ministério da Saúde (José Serra), se nega a desmentir falsas informações distribuídas pelos transplantistas.

 

Reportagem do Fantástico revela crimes nos transplantes. Rede Globo aceita silenciar para que médicos renomados não fossem punidos.

 

Agricultor denuncia: O médico que matou Paulinho exigia doações para fazer transplantes, e fazia internações falsas fraudando o SUS.

 

... e confirma durante a CPI. Mas nada mudou depois da CPI porque o Procurador Geral da República se nega a dar andamento nas investigações.

 

O homicídio não foi o bastante. O hospital praticou estelionato e extorsão cobrando materiais e procedimentos que nunca foram utilizados.

 

CASO TAUBATÉ

 

Promotor revela: Transplantistas usavam médium para convencer família a doarem os órgãos de pacientes vivos.

 

Enfermeira que participava de transplantes conta como médicos matavam seus pacientes para a retirada de rins.

EM OUTROS PAÍSES

A couple claims a hospital killed their 18-year-old son to harvest his internal organs. Maggie Rodriguez reports.
Watch CBS Videos Online

Assista o documentario HOT

Veja todas os posts e as informaçoes sobre o documentario realizado em Roma, que aborda o assunto trafico de orgaos e que a imprensa brasileira nao quer divulgar. O documentário produzido pela Lupin films (Italia) tem a minha participação e ganhou o festival internacional de cinema em Roma Clique aqui.

About Me

Paulo Pavesi
Gerente de Sistemas, há 10 anos luta contra a Máfia do Tráfico de Órgãos de Minas Gerais. Agora sob proteção internacional do Governo Italiano através de asilo humanitário concedido em 17 de Setembro de 2008
Visualizza il mio profilo completo

Lettori fissi

Blog Archive

Blogs que fazem a diferença